quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sebastião Leme Cardeal da Silveira Cintra † (24/06/1911)


Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, n. em Pinhal, S.Paulo, em 20 de Janeiro de 1882, Bispo Auxiliar do Rio, em 1911; Arcebispo de Olinda, em 1916; Coadjutor do Rio em 1921, com direito à sucessão, o que se deu em 1930, fal. no Rio em 17 de Outubro de 1942.
Na progressista cidade do Espírito Santo do Pinhal, do Estado de São Paulo, nasceu a 20 de janeiro de 1882, Sua Eminência D. Sebastião Leme da Silveira Cintra, filho do professor Francisco Furquim Leme e sua mulher Ana Pio da Silveira Cintra. Começou a vida sacerdotal matriculando-se no Seminário Episcopal de São Paulo, a 1 de setembro de 1894; recebendo a primeira tonsura clerical em 28 de agosto de 1895, seguindo diretamente para o Colégio Pio Latino Americano em Roma, onde se matriculou a 3 de outubro de 1896 afim de ali aperfeiçoar e completar os seus estudos eclesiásticos.Completado o curso de humanidades naquele modelar estabelecimento de ensino, matriculou-se na Pontifícia Universidade Gregoriana a 4 de novembro de 1897, defendendo com brilho as teses para as láureas de filosofia e teologia.Em 28 de outubro de 1904, terminava o curso teológico e recebia a sagrada ordem de presbítero regressando imediatamente ao seu torrão natal, cantou a 15 de dezembro de 1904 a sua primeira missa, na Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal na mesma Igreja em que fora batisado e fizera a primeira comunhão.
Em 7 de março de 1905 o novel sacerdote era nomeado coadjutor da paróquia d Santa Cecília na Capital paulista; a 11 de fevereiro de 1907.D.Duarte Leopoldo da Silva, nomeava-o cônego, daí a sua nomeação para pró-vigário geral com poderes ordinários de vigário geral, em janeiro de 1910.
Eleito bispo de Artósia a 24 de março de 1911, foi sagrado em, Roma na Capela do Colégio Pio Latino, a 4 de junho do mesmo ano, pelo Cardeal D.Joaquim Arcoverde e assistido pelo arcebispo de Nilópolis, D.Francisco do Rego Maia e pelo bispo de La Plata, D. João Nepomuceno Ferrero y Escalada, regressando ao Rio de Janeiro a 4 de novembro daquele ano, para tomar posse do cargo de bispo auxiliar de Sua Eminência D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.Nomeado arcebispo de Olinda e Recife a 24 de março de 1916, assumiu as altas funções de seu cargo a 17 de agosto de 1916, onde foi recebido com manifestações verdadeiramente sinceras. A 5 de agosto de 1921, D.Sebastião Leme assumiu a jurisdição da arquidiocese da cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, para onde fora removido por Sua Santidade o Papa Pio XI. cOm o falecimento do Cardeal D.Joaquim Arcoverde, foi eleito cardeal D.Sebastião Leme, no Consistório de 30 de junho de 1930, sendo-lhe imposto o barrete cardinalício no dia 2 de julho de 1930  no dia seguinte recebia o chapéu cardinalício. A elevação do eminente prelado paulista ao cardinalato, encheu de regozijo a todo o povo brasileiro, deixando de ser apenas um nome nacional para se tornar figura de altíssimo relevo do clero católico internacional. A bordo do transatlântico "Duilio" chegou à metrópole brasileira a figura inconfundível do segundo cardeal sul-americano, no dia 19 de outubro de 1930, tendo sido a sua recepção uma verdadeira apoteose ao novo Cardeal-Arcebispo.
O monumento ao Cristo Redentor que no alto do Corcovado, enfeita e protege a cidade é obra de Sua Eminência, sendo aquele naquele notável monumento atestado eloquente de fé do povo brasileiro, inaugurado a 12 de outubro de 1931, sendo por essa ocasião Sua Eminência nomeado legado pelo Santo Padre afim de representá-lo naquelas festividades. A construção do Colégio Brasileiro em Roma é fruto da generosidade nacional para a qual muito contribuiu o seu grande prestígio como digno representante da Sé Apostólica. Foi ainda o Cardeal D. Sebastião Leme no exercício de sua função pastoral, que criou a Liga Eleitoral Católica, organizando seu programa e estatutos. Em 1933, por ocasião do III Congresso Eucarístico Nacional da Baía, quis o Papa Pio XI dar mais uma prova de afeto paternal a S. Eminência, nomeando-o pela segunda vez seu legado extraordinário, na grandiosa manifestação de fé católica.
Curiosidade; O Cardeal Leme era tio avô do cantor e apresentador: RONNIE VON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário